quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Contexto histórico - Quinhentismo



-->>Na segunda metade do século XVI não forma escola literária valor histórico documental tem como tema central os objetivos da expansão marítima divide-se em duas tendências; econômicas e ideológicas (buscava cristãos e especiarias) A literaura informativa  reflete a visão dos europeus acerca do Brasil, trata-se de um conjunto de relatórios, documentos e cartas que visavam a descrição da nova terra. Descreve a colônia se organizando para a povoação Carta de Pero Vaz de Caminha ao rei Dom Manuel é a certidão de nascimento do Brasil Semelhante a um relatório, narrando os fatos em ordem cronológica, desde o começo da viagem, em 9 de março, até o momento de deixar o Brasil, em 2 de maio de 1500. Cronistas ou viajantes Pero de Magalhães Gândavo (História da Província de Santa Cruz a que vulgarmente Chamamos Brasil)1576, Tratado da Terra do Brasil (1570) Gabriel Soares de Sousa – Tratado Descritivo do Brasil (1540) Padre Fernão Cardim- Tratado da Terra e da Gente do Brasil Pero Lopes de Souza – Diário de Navegação. Pero Vaz de Caminha – escrivão da armada de Cabral – Carta de Caminha literarura jesuitica surge em conseqüência da tentativa de catequização dos índios foi a melhor produção literária do quinhentismo brasileiro destaca-se a literatura pedagógica de José de Anchieta, cujas poesias e peças de teatro evidenciam o confronto entre a cultura européia e indígena. José Anchieta foi o primeiro a estudar a língua tupi-guarani.
Depois de 1500 , o Brasil ficou praticamente isolado da política colonialista portuguesa . Nenhuma riqueza se oferecia aqui às necessidades mercantilistas da época . Só depois de 30 anos da descoberta é que a exploração começou a ser feita de forma sistemática e , assim mesmo , de maneira bastante lenta e gradativa .
O primeiro produto que atraiu a atenção dos portugueses para a nova terra foi o pau-brasil , uma madeira da qual se extraia uma tinta vermelha que tinha razoável mercado na Europa . Para sua exploração , não movimentaram grande volume de capital , cuidado que a monarquia lusitana , sempre em estado de falência , precisava tomar . Nada de vilas ou cidades , apenas algumas fortificações precárias , para proteção da costa . Esse quadro sofreria modificações profundas ao longo do século XVI .
Sem o estabelecimento de uma vida social mais ou menos organizada , a vida cultural sofreria de escassez e descontinuidade . A crítica literária costuma periodiza o início da história da literatura brasileira com o Barroso , em 1601. Como se vê , já no século XVII . Assim , uma pergunta se impõe : o que aconteceu no Brasil entre 1500 e 1600 , no âmbito da arte literária .
Esse período , denominado de "Quinhentismo ", apesar de não ter apresentado nenhum estilo literário articulado e desenvolvido , mostrou algumas manifestações que merecem consideração . Podemos destacar duas tendências literárias dentro do Quinhentismo brasileiro : a Literatura de Informação e a Literatura dos Jesuítas .


Nomes: Hiury de Assis Pavione ; Mauro Alves Pedrosa Junior. 1º Ano "A"

3 comentários:

  1. Muito bom seu texto!!! Mas você pode melhorar...

    O que estava acontecendo naquele período?

    Que tal algumas imagens para tornar seu texto ainda mais interessante!!!

    ResponderExcluir