quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Literatura Informativa

A literatura informativa, também chamada de literatura dos viajantes ou dos cronistas, consiste em relatórios, documentos e cartas que empenham-se em levantar a fauna, flora e habitantes da nova terra, com o objetivo principal de encontrar riquezas, daí o fato de ser uma literatura meramente descritiva e de pouco valor literário. A exaltação da terra exótica e exuberante seria sua principal característica, marcada pelos adjetivos, quase sempre empregados no superlativo. Esse ufanismo e exaltação do Brasil seria a principal semente do sentimento nativista, que ganharia força no século XVII, durante as primeiras manifestações contra a Metrópole
Com o crescente interesse dos europeus pelas terras recém-descobertas, expedições formadas por comerciantes e militares eram organizadas no intuito de descrever e noticiar a respeito das novas terras. Entre estes, estaria Pero Vaz de Caminha, escrivão que acompanhou a armada de Pedro Álvares Cabral, em 1500. Sua Carta a El-Rei Dom Manuel sobre o achamento do Brasil é um dos exemplos mais importantes da literatura Informativa, de inestimável valor histórico.
É possível notar claramente o duplo objetivo do texto contido na Carta de Caminha, isto é, a conquista dos bens materias e a propagação da fé cristã, como demonstram os seguintes trechos:
Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem vimos. Contudo a terra em si é de muito bons ares  Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal sementequeVossa Alteza em ela deve lançar.

Nome: Breno Soares Gomes 1ºA

2 comentários:

  1. Espero que vc leitor possa apreciar a leitura De um bom conteudo. Agadecimentos pela visita

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu texto!!! Mas você pode melhorar...

    Quais manifestações da Literatura informativa?

    Coloque um trecho da famosa carta de Pero Vaz de Caminha...

    Que tal algumas imagens para tornar seu texto ainda mais interessante!!!

    ResponderExcluir